Notícias Fecomercio

24 de fevereiro de 2017

Estoques seguem inadequados para 50,9% dos empresários do varejo


Segundo a FecomercioSP, os varejistas não conseguiram reduzir os excessos de produtos com as vendas de final de ano; 36,5% deles estão com estoques acima do adequado

O Índice de Estoques (IE) atingiu 97,6 pontos em fevereiro – queda de 4,3% em relação ao mês anterior. Foi a primeira vez desde outubro de 2016 que o indicador ficou abaixo dos 100 pontos. A retração foi motivada pelo aumento de 1,6 ponto porcentual (p.p.) na proporção de empresários que afirmam estar com estoques acima do adequado e pelo crescimento de 0,6 p.p. dos estabelecimentos que contêm produtos abaixo do ideal, na comparação com janeiro.

Com isso, cerca de 36,5% dos empresários consideram seus estoques acima do nível ideal; 14,4%, abaixo. Apenas 48,6% dos empresários afirmaram estar com estoques no nível adequado em fevereiro. A última vez que a parcela de adequação superou os 60% foi em dezembro de 2013.

Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). Veja a análise completa aqui.

Voltar para Notícias