Notícias locais

9 de janeiro de 2025

Mix Legal Express 19/25 - ALTERAÇÕES NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Foi publicada a Lei 15.088/2025, que altera a Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS), para proibir a importação de resíduos sólidos e de rejeitos, inclusive de papel, derivados de papel, plástico, vidro e metal, exceto nos seguintes casos:

  • Resíduos utilizados na transformação de materiais e minerais estratégicos, inclusive aparas de papel de fibra longa, nos termos de regulamento, e de resíduos de metais e materiais metálicos.
  • Importadores ou fabricantes de autopeças, exceto de pneus, podem importar resíduos sólidos derivados de produtos nacionais previamente exportados, para fins exclusivos de logística reversa e reciclagem integral, ainda que classificados como resíduos perigosos, nos termos de regulamento.

Desde sua promulgação, em 2010, a PNRS já proibia a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causassem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.

A alteração amplia o rol de resíduos sólidos que não podem ser importados, beneficiando assim a base da indústria da reciclagem nacional, no tocante aos elos da cadeia de coleta, triagem e separação de insumos recicláveis, sobretudo dos catadores autônomos e de cooperativas de catadores.

Lembramos que todas as empresas devem separar os resíduos recicláveis. E ainda, que aquelas que geram mais de 200 litros diários, precisam ter Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Continuaremos monitorando as regulamentações previstas para as exceções acima mencionadas.

Voltar para Notícias